Clínica médica, dermatológica, medicina estética, cirurgia dermatológica e biomodulacao hormonal. CRM - MG-51132.
Farmacêutica e bioquímica. Homeopata e especialista em medicamentos manipulados.

sábado, 8 de junho de 2013

Manchas

Atenção moçada!

O recado de hoje é para todos vocês que possuem manchas escuras nas axilas e virilhas. Chato né?!
Passa o inverno e lá vem o sol, o verão, e a vontade maluca de colocar a regata, a camiseta, o biquíni... E aí você fica ali, naquela dúvida se veste ou não veste, decide arriscar e sai pro encontro com aquele príncipe encantado de camiseta! Quando aparece o momento esperado de dar o abraço, não pode elevar o braço (mas não pode mesmo!), pois ali está a famigerada mancha preta na axila e ela fica tão grande e tão saliente que você imagina que a metros alguém estará vendo e, enquanto pensa nisso, suas axilas escorrem, pois o sistema nervoso simpático foi ativado e, então, o suor escorre. E suor estressado tem odor desagradável (bromidrose), para piorar vem o CC. Põe desconforto nisso!!!

Mas essa mancha  escura tem que ser avaliada pelo médico, ao vivo e em cores, pois só ele pode determinar a causa exata de suas manchas, isso porque existe uma patologia chamada acantose nigricans (na foto repare que pode ter aspecto aveludado), patologia que pode estar associada com a obesidade, diabetes, resistência a insulina, uso de alguns medicamentos, carcinoma gástrico e outras síndromes.

A causa também pode ser por atrito, quando se tem coxas e braços grossos, ou atrito pela depilação. E nesse caso, a mancha não vai sair enquanto a causa não for retirada, ou seja, o atrito. E então emagreça, use fio depilatório ou laser. Lembre-se não adianta GASTAR UMA FORTUNA com produtos cosméticos, infelizmente, não vai resolver.

No caso de acantose nigricans a causa tem que ser descoberta para tratar e ter bom resultado.

E aí vai a dica: a internet está entulhada de fórmulas mágicas contendo bicarbonato, vinagre e limão. NÃO USE, MAS NÃO USE MESMO. O limão, além de não clarear, ainda piora o quadro causando fitofotodermatose.

Espero que as informações tenham sido úteis.

Um grande abraço e até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário